> Vídeo-Aula
> Conteúdo da Aula
- Porque as Nervuras das folhas?
Porque são responsáveis pela transição de água e nutrientes entre as folhas, o caule e o resto da planta .
- Louva Deus
O Louva-a-deus se alimenta principalmente de mariposas, moscas, grilos, gafanhotos… ainda que existam relatos que provem que, caso tenham a oportunidade, podem caçar e comer anfíbios ou repteis, e até pássaros pequenos.
Trata-se de um inseto de campo e pode ser encontrado em hortas, pastagens e em lugares pouco habitados em general.
É um inseto que mede entre 10 e 12 cm de comprimento. Tem um tórax alongado e duas longas antenas que saem de sua cabeça. A cor do Louva-a-deus depende do meio onde ele fez sua última troca de pele. Portanto, sua cor pode variar do verde ao pardo, para se camuflar.
- Bicho – Pau
O bicho-pau se alimenta de ervas, folhagens e rebentos, por isso nas regiões urbanas ele pode ser visto em goiabeiras ou em pitangueiras.
O bicho-pau se multiplica através da reprodução ovípara; seus ovos são lançados pela fêmea em várias direções, assim os recém-nascidos podem se disseminar nas mais vastas regiões e longe da mãe.
- Libélula
As libélulas são predadoras e alimentam-se de outros insetos, nomeadamente mosquitos e moscas.
Este grupo tem distribuição mundial e tem preferência por habitats nas imediações de corpos de água estagnada (poças ou lagos temporários), zonas pantanosas ou perto de ribeiros e riachos.
As libélulas não têm a capacidade de picar, visto que as suas mandíbulas estão adaptadas à mastigação. Dentro do seu ecossistema, são bastante úteis no controlo das populações de mosquitos e das suas outras presas, prestando assim um serviço importante ao Homem.
- Maria Fedida
São insetos que se alimentam de plantas e podem se tornar pragas em diversas culturas, além de possuir grande resistência a muitos agrotóxicos.
As características mais interessantes das marias-fedidas são o cheiro repugnante que produzem através de substâncias expelidas por poros no abdome e o cuidado maternal
Elas vivem perto de campos vegetados. Elas são encontradas em diversos tipos de frutas e vegetais, inclusive tomates, melões, grãos, maçãs e até nozes e algodão. Mesmo sendo consideradas pestes para os fazendeiros e cultivadores domésticos, há um ponto positivo nesses insetos. Algumas espécies são conhecidas por comer insetos que destroem o plantio, o que ajuda a economizar nos danos causados por insetos.