O periscópio é um objeto que possui espelhos paralelos em um ângulo de 45°. Os raios luminosos do Sol incidem no primeiro espelho que os reflete para o segundo espelho e então são novamente refletidos para o visor. Sua forma é parecida com a de um canudo dobrado e tem uma lente na ponta.
Este objeto foi planejado pelo russo Drzewiecki, mas o Italiano Ângelo Salmoirghi foi quem construiu o periscópio em 1894. Em 1902, o cientista Simon Lake foi quem deu a primeira função a ele, durante a guerra.
Ele é utilizado em tanques de guerra para observar os inimigos que estão fora do veículo e manter quem está seguro. Com o tempo, foi evoluindo, suas lentes ficaram mais potentes para as pessoas verem objetos mais distantes.
Então, começou a ser utilizado nos submarinos para observar o que os olhos não podem ver em baixo da água. Assim fica mais fácil para as pessoas que estão no submarino olharem as coisas por cima da água.
O periscópio é um instrumento que permite às pessoas verem objetos que estão distantes, com mais detalhes, mantendo-se “escondido”. Ele tem usos diferentes e foi sendo desenvolvido ao longo do tempo com lentes mais potentes que aproximam a imagem do objeto.