> Vídeo-Aula
> Conteúdo da Aula
Camadas da pele
A epiderme é formada por tecido epitelial e, portanto, não apresenta vasos sanguíneos e nervos. É esse o motivo pelo qual, quando há um corte muito superficial, não observamos nenhum sangramento. A parte mais superficial da epiderme é rica em células mortas com grande quantidade de queratina, sendo que, em regiões onde o atrito é maior, ela apresenta-se mais espessa, como nas solas dos pés.
Abaixo da epiderme, há a derme, que é formada por tecido conjuntivo. Nessa região encontramos os vasos sanguíneos, nervos, além de várias terminações nervosas que nos permitem sentir calor, frio, pressão, dor, além de outras sensações táteis.
Abaixo da pele há uma camada de tecido conjuntivo com grande quantidade de células adiposas. Essa camada é chamada de tela subcutânea ou hipoderme e possui a função de fornecer proteção contra frio e choques mecânicos. Além disso, também funciona como uma reserva energética.
Cuidados com a pele
Higiene
É importante limpar a pele duas vezes ao dia, de manhã e à noite, para evitar o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem e outros produtos, poluentes e poeira. O acúmulo de sujeira na pele leva ao entupimento dos poros, e favorece o aparecimento de cravos e espinhas, além de contribuir para o envelhecimento precoce.
Hidratação
Uma boa hidratação auxilia na manutenção do viço e da beleza da pele, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções.
Proteção Solar
A exposição à radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e penetra profundamente na pele, sendo capaz de provocar diversas alterações, como o bronzeamento e o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas. A exposição solar em excesso também pode causar tumores benignos (não cancerosos) ou cancerosos, como o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma.
> Informações Relevantes
> Conteúdos Extras
> Blog/Fórum
> Professor
VIVIANE CORREA MACHADO