> Vídeo-Aula

 

 

> Conteúdo da Aula

O que é gênero textual:

Como nos ensina Bakhtin, gêneros textuais definem-se principalmente por sua função social. São textos que se realizam por uma (ou mais de uma) razão determinada em uma situação comunicativa (um contexto) para promover uma interação específica. Trata-se de unidades definidas por seus conteúdos, suas propriedades funcionais, estilo e composição organizados em razão do objetivo que cumprem na situação comunicativa.

Explicando melhor: isso significa que, a cada vez produzo um texto, seleciono um gênero…

… em função daquilo que desejo comunicar;

… em função do efeito que desejo produzir em meu interlocutor;

… em função da ação que desejo produzir no meio em que me inscrevo.

Isso vale das trocas mais prosaicas do cotidiano, nos bilhetes registrados em post-its colados nas geladeiras, passando pelas mensagens eletrônicas, entrevistas (orais e escritas), bulas de remédio, orações, cordéis, dissertações, romances, piadas etc. Uma das principais características dos gêneros é o fato de serem enunciados que apresentam relativa estabilidade. É esse aspecto que permite, justamente, com que sejam compreendidos.

Um exemplo extremo disso está no gênero “bula de remédio”. Nos idos dos anos 1980, a linguista francesa Sophie Moirand mostrou como a estabilidade desse tipo de enunciado permitiria que qualquer falante do francês sem conhecimento nenhum de grego pudesse localizar informações (nome comercial, princípio ativo e posologia, por exemplo).

 

O que é poesia?

Afinal, o que é poesia? Essa parece uma pergunta de difícil resposta, não é mesmo? Isso acontece porque a poesia é um elemento da subjetividade, portanto, é difícil conceituá-la. O que parece poético para uma pessoa nem sempre é para outra, haja vista que cada um de nós é dotado de diferentes níveis de percepção: enquanto uns são mais sensíveis, outros têm dificuldades para abstrair e compreender a força da poesia.

A poesia, além de não ser exclusividade da literatura, difere-se do poema, embora muitas pessoas confundam esses dois elementos. O poema é um gênero textual do universo literário que apresenta características formais e temáticas que permitem sua identificação entre os outros gêneros. Já a poesia pode estar associada a diversas manifestações artísticas, seja na literatura, nas artes plásticas, na fotografia, na música ou no cinema.

Para que a poesia seja percebida – e sentida –, é preciso que o receptor (ou seja, aquele que a recebe) esteja aberto a diferentes experiências sensoriais. A poesia reside no campo das emoções e pode manifestar-se por meio de palavras, cores, imagens e sons, principalmente quando esses elementos estiverem carregados de sentimentalidade.

> Informações Relevantes

> Conteúdos Extras

1 2

> Professor

Bianca - Professora da escola Silvia Maria Amato Trigo - Agudos/ SP

> Observações