> Vídeo-Aula
> Conteúdo da Aula
Vila Martins e Portal do Éden
Os primeiros relatos sobre a Vila Martins são da década de 50. A área em que o bairro surgiu pertencia a um português chamado Manoel Martins, cujos descendentes venderam terrenos sem escritura para funcionários e familiares de pacientes. “Meu pai era cozinheiro do hospital e em 1955 comprou uma casa para a nossa família lá onde hoje fica o posto de gasolina”, diz o aposentado José Antonio da Silva.
Nas décadas de 60 e 70, a construção da Rodovia Castelo Branco atraiu várias indústrias à região, sendo que a mão-de-obra dessas novas empresas fez crescer vários bairros, entre os quais a Vila Martins. “Incentivamos a industrialização com a extensão do perímetro urbano e o reforço energético, além da extensão da rede telefônica e do transporte coletivo”, fala o ex-prefeito Lázaro Piunti, que exerceu seu primeiro mandato, pela Arena-3, entre 1973 e 1976.
Na década de 80, uma empreiteira construiu 440 casas populares onde hoje fica o Portal do Éden. No entanto, o loteamento foi abandonado e logo foi ocupado por famílias de Itu e outras cidades. A massa falida da empresa conseguiu na Justiça a reintegração de posse e a tropa de choque da Polícia Militar foi ao local expulsar as famílias, mas a Prefeitura interveio e conseguiu adiar o despejo na Justiça até negociar um acordo com a Caixa Econômica, garantindo a posse dos imóveis às famílias. “Foi um triunfo social inesquecível”, diz Piunti, prefeito pelo PMDB entre 1983 e 1988.
> Informações Relevantes
> Conteúdos Extras
> Blog/Fórum
> Professor
ELISA HENRIQUE BATISTAELISA HENRIQUE BATISTA