> Vídeo-Aula

> Conteúdo da Aula

A palavra “Bon-sai” (muitas vezes escrita de forma errada como bonzai ou banzai) é um termo japonês que, traduzido literalmente, significa “plantado em uma bandeja”.

Esta forma de arte é derivada de uma prática chinesa antiga de horticultura, parte da qual foi, então, reconstruída sob a influência do zen-budismo japonês. Isto aconteceu há pelo menos mais de mil anos. O objetivo final de se cultivar um Bonsai é criar uma representação miniaturizada, porém realista, da natureza, na forma de uma árvore. Na realidade, os Bonsai não são plantas geneticamente transformadas em anãs, sendo que qualquer espécie de árvore pode ser utilizada para se cultivar como Bonsai.

Técnicas como o pinçamento de brotos, poda e aramação de galhos, e cuidadosamente restringir, mas não abandonando, fertilizantes, são utilizadas para limitar e redirecionar o crescimento saudável.

 

(#1) Árvore de bonsai de 800 anos em Shunkaen, por Kunio Kobayashi

Árvore de bonsai de 800 anos em Shunkaen

A Uma árvore extraordinária que é bem conhecida por sua idade extremamente elevada; a árvore é relatada como tendo mais de 800 anos de idade! Seu proprietário, o mestre Kobayashi, é um dos mais conhecidos artistas de bonsai no mundo e ganhou o prestigioso prêmio Primeiro-Ministro no Japão quatro vezes. Seu viveiro, Shunkaen, está localizado em Tóquio, e está aberto a visitantes.

 

(#2) Goshin “protetor dos espíritos”, por John Naka

Bonsai Goshin, John Naka

Goshin (“protetor dos espíritos”) é um bonsai criado por John Y. Naka. É uma plantação de floresta com onze Juníperos Foemina, a mais antiga desde que Naka começou a treinar em bonsai, em 1948. Naka o doou à National Bonsai Foundation em 1984, para ser exibido no United States National Arboretum; e lá está desde então. A árvore está publicada em nossa galeria Bonsai.

 

(#3) Pequeno Bonsai; uma árvore Shohin feita por Morten Albek

Pequeno Bonsai

Um deslumbrante Rockspray Cotoneaster (Cotoneaster horisontalis). Esta é uma foto tirada na primavera; a árvore floresce no verão e tem pequenos frutos vermelhos no inverno. A árvore tem apenas 9,5 cm de altura e é plantada em uma pedra em miniatura. O vaso foi feito por John Pitt, um ceramista famoso. A árvore tem cerca de 20 anos de idade na foto e está em treinamento há cerca de uma década.

 

(#4) Pinus Sylvestris, por Stefano Frisoni

Bonsai de Pinus Sylvestris

Esta árvore é extremamente realística, uma característica altamente valorizada para árvores de bonsai. Como você pode ver, os blocos de folhagem são muito densos, como se fossem nuvens no céu!

 

(#5) Árvores estilizadas chinesas; uma paisagem Penjing por Yee-sun Wu

Paisagem Penjing chinesa

Esta maravilhosa paisagem chinesa pertence à coleção de Man Lung em Hong Kong. As árvores são chinesas, conhecidas como Bird Plums (Sageretia Theezans) e, juntas, compõem um cenário muito realístico. As árvores, a rocha, e as estatuetas em miniatura estão colocadas em um vaso retangular raso (feito de mármore), que por sua vez é exibido sobre uma mesa antiga.

 

(#6) Bonsai em Flor, por Wolfgang Putz

Bonsai em Flor

Esta árvore é uma espécie de Azaléa de apenas 14 cm de altura. A foto foi tirada no início da primavera, no momento em que as árvores de Azaléa florescem (por um curto período de tempo, mas muito vivamente!). A árvore está plantada em um vaso japonês.

 

(#7) Árvore tropical brasileira, por Budi Sulistyo

Árvore tropical brasileira

Esta árvore é cultivada a partir de uma pequena estaca e o resultado acima é uma foto tirada 12 anos depois. Nativa da América Central e do Sul a árvore tropical brasileira é considerada uma das mais bonitas do mundo tropical e também uma das variedades mais populares em bonsai!

 

(#8) Expositor de Bonsai Mame, por Morten Albek

Expositor de Bonsai Mame

Um expositor de Bonsai (ou, neste caso, um expositor de Mame) consiste normalmente de uma árvore central, um pergaminho e uma planta de acompanhamento. Juntos, esses objetos criam uma imagem poderosa, geralmente uma celebração da estação atual.

 

 

(#9) Famoso Bonsai; um bordo japonês (Acer palmatum), de Walter Pall

Bonsai de Acer

Uma das árvores de Bonsai mais famosas que pertence à coleção de um artista de Bonsai europeu (Walter Pall), esta árvore é extremamente fina e realística. O bordo é grande (quase um metro de altura, que é o máximo para ser chamada de árvore de Bonsai) e mais de cem anos de idade. Uma obra-prima, sem dúvida, estilizada por um artista inspirador!

 

(#10) Bonsai mestre Kimura

Bonsai mestre Kimura

Último mas não menos importante, o Bonsai do sensei Masahiko Kimura. Sua variada coleção de árvores de bonsai é mundialmente famosa. Kimura começou aos 15 anos, e foi aprendiz do mestre Hamano.

> Informações Relevantes

> Conteúdos Extras

1 2

> Professor

4° ano C - LT

> Observações

Após assistir e a professora comentar sobre, caso sobre tempo colocar jogo de multiplicação na qual esta em Conteúdo Extra.

Observação para a Suporte: Caso a internet não esteja boa colocar jogo ABC de multiplicação e caso a professora pergunte sobre exercícios de Perímetro e área eu não achei nada adequado