> Vídeo-Aula
> Conteúdo da Aula
Entre as riquezas da biodiversidade brasileira, estão os aromas, texturas e sabores de seus ingredientes naturais, que valorizam a nossa gastronomia.
Desenvolvida a partir da herança cultural de diversos povos, a cozinha brasileira tem características peculiares que encantam os amantes da boa comida. E é a variedade de espécies encontradas nos biomas das diferentes regiões do país que possibilita colocar tanta fartura na mesa.
Você deve saber que bioma é diferente de região, que geralmente é definida de forma arbitrária, por fatores geográficos, políticos e históricos. A delimitação de um bioma considera a natureza presente na área: o clima, as espécies da flora e da fauna e a continuidade de um mesmo tipo de vegetação.
No Brasil, o grupo dos cinco biomas principais é formado por Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampas. Cada um deles oferece ingredientes riquíssimos de nossa biodiversidade para as cozinhas locais.
Neste texto, vamos falar de dois deles, a Mata Atlântica e a Amazônia, e a contribuição que eles dão para a gastronomia nacional.
> Informações Relevantes
> Conteúdos Extras
> Blog/Fórum
> Professor
Maria Aparecida dos Reis Alexandre